CredRisk Marine

Conheça as modalidades de seguros para agentes de cargas

modalidade de seguros para agente de carga

Nos últimos anos, a busca por seguros para agentes de cargas cresceu consideravelmente entre empresas brasileiras que atuam com logística de Comércio Exterior. Parte disso está ligada diretamente a uma mudança de comportamento dos gestores, que cada vez mais, percebem a importância e os valores agregados ao se contratar uma proteção específica em suas operações.

Afinal, em geral, quem importa ou exporta produtos reconhece os riscos inerentes à logística internacional e nem sempre é possível prever o que pode ocorrer com a carga ao longo do trajeto. E caso aconteça algum incidente neste caminho, o agente de cargas pode ser responsabilizado e precisará arcar com os prejuízos!

Por isso, para entender melhor o papel dos seguros para agentes de cargas, suas principais coberturas e suas vantagens práticas para os contratantes, preparamos este post com algumas dicas e informações úteis. Confira!

Afinal, o que é um seguro para agente de cargas?

Na prática, o agente de cargas é contratado para otimizar, de ponta a ponta, todos os trâmites e operações de uma negociação internacional entre empresas. Ou seja, isso engloba desde a parte documental até a logística dos produtos em si.

Logo, as responsabilidades e riscos são inúmeros, tornando os seguros para agentes de cargas uma proteção essencial para profissionais e empresas que atuam nessa atuação.

Em outras palavras, o seguro para agentes de cargas visa assegurar possíveis custos e prejuízos que venham ocorrer ao longo das operações, por diferentes motivos, como perdas, roubos, atrasos, multas, sabotagem, ou mesmo por forças da natureza.

E quais os tipos de seguros para agentes de cargas?

Por se tratar de uma área complexa e com diferentes riscos agregados, os seguros para agentes de cargas podem variar e ganhar classificações distintas, conforme suas coberturas e necessidades de proteção.

Para exemplificar melhor, listamos a seguir os principais tipos de seguros dessa atuação e alguns de seus diferenciais. Confira!

Responsabilidade Civil Diretores, Administradores e Gerentes (D&O)

Entre os tipos de seguros para agentes de carga, esta modalidade se destaca por assegurar, exclusivamente, o patrimônio de altos executivos, como diretores, gerentes, administradores e conselheiros das empresas.

Na prática, o seguro visa proteger, judicial e administrativamente, esses gestores caso alguma ação seja movida contra os mesmos, decorrentes de falhas em atos de sua gestão.

Responsabilidade Civil Profissional (E&O)

Outro tipo de seguro para agentes de cargas é o de Reponsabilidade Civil Profissional, que por sua vez, assegura a empresa contra ações e reclamações de terceiros, caso algum prejuízo ou custo seja cobrado por estes em decorrência da má prestação dos serviços contratados.

É mister informar que atualmente as Seguradoras brasileiras estão restritivas a este seguro.

Responsabilidade Civil Geral Operações, Empregador

Este tipo de seguro visa proteger o agente de carga perante reclamações ou ações movidas pelas operações desenvolvidas em seus escritórios ou fora deles, durante a prestação de serviços que de alguma forma, acarrete prejuízos a terceiros, contratados ou empregados ao longo de suas operações.

Responsabilidade Civil Ambiental

Em caso de incidentes que acarretem danos ambientais, o agente de cargas pode ser responsabilizado solidariamente e ter que arcar com os prejuízos decorrentes de um dano ambiental, com potencial de ser de altos valores. Logo, este tipo de seguro protege contra reclamações dessa natureza, protegendo a empresa e o profissional responsável de qualquer ação desse tipo.

Enfim, estes são os principais tipos de seguros para agentes de cargas e suas vantagens práticas para quem lida com o Comércio Exterior. Vale reforçar que tais contratações não visam unicamente proteger suas operações contra eventuais prejuízos, mas também permitem agregar valor e eficiência em seus serviços, aumentando a confiança e credibilidade de seu negócio perante o mercado.

Quer saber mais sobre qual tipo de seguro contratar para sua empresa? Então, converse agora com um consultor especialista e se informe melhor.