CredRisk Marine

Seguro Responsabilidade Civil Ambiental e sua importância no transporte de cargas

Em um momento que falamos muito sobre sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, adotar um Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental para o transporte de carga se tornou uma obrigação de cada empresa. 

Pensando nesse novo cenário, as empresas precisam garantir que os riscos de danos ambientais nas operações de transportes de cargas sejam mínimos, além da sustentabilidade da operação. Portanto, adotar essa prática se tornou uma questão de competitividade perante o mercado. 

Isso fica reforçado pela forte legislação ambiental brasileira, que traz sanções penais, civis e administrativas decorrentes do seu descumprimento. Dessa forma, uma das maneiras para ter segurança na sua operação é contar com um Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental. 

Vamos ver nesse artigo como esse seguro funciona e o que ele traz de segurança e benefícios para a sua empresa. 

O que é Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental? 

O Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental tem como principal objetivo proteger a sua empresa contra reclamações de terceiros por alegados danos ambientais decorrentes de acidentes em sua operação, seja nos locais ocupados pela empresa, seja no transporte de mercadorias. Portanto, caso aconteça eventuais acidentes ambientais, a sua Empresa terá o amparo financeiro necessário para fazer frente a indenizações pelas quais for condenado ou em acordo com os reclamantes, além da obrigação imediata de conter os danos, remover solo contaminado e limpar o local. 

Além da indenização propriamente dita, este seguro mostra a preocupação da Empresa perante as suas responsabilidades ambientais legais. Ocorrendo algum acidente que possa causar danos a natureza, você pode contar com um auxílio que estará do seu lado no que for preciso. 

Em conclusão, ter um seguro junto com você garante tranquilidade na gestão de toda a sua operação de transporte de cargas. Ou seja, você conseguirá se planejar melhor e se precaver contra contingências financeiras. 

Qual a sua importância no transporte de cargas? 

Toda operação logística tem riscos de acidentes que podem ocorrer durante o percurso. Para as empresas e os profissionais que estão sujeitos a esses riscos, ter uma cobertura de seguro é muito importante e necessário. 

Esse é um fato para pensar na hora de conduzir a sua operação. Ou seja, avaliar todo o seu processo e entender que uma segurança jurídica se faz necessária é um ponto chave para gerar mais tranquilidade e foco na execução do seu trabalho. Consequentemente, você conseguirá mais tempo para pensar em estratégias para o seu negócio. 

Portanto, ter um seguro de responsabilidade civil ambiental que estará acompanhando todo o seu processo, é de uma maneira geral muito importante para a sua empresa. Esse respaldo jurídico é fundamental para uma logística segura e confiável. 

Quais os benefícios deste seguro 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre essa modalidade de seguro, chegou o momento de conhecer alguns benefícios que ele traz para a sua empresa.

Vejamos:

  • Prevenção de riscos 

Para conseguir aumentar a prevenção de acidentes, é necessário realizar investimentos em tecnologia, melhoria de processos internos e treinamentos, entre outros. O investimento nestas atividades traz como contrapartida uma redução no risco, reduzindo o potencial de perdas em indenizações a terceiros. 

Contar com o apoio de um seguro nesse sentido pode ajudar a sua empresa a elaborar e executar um plano de melhorias para conseguir a diminuição de riscos inerentes ao transporte de cargas. 

  • Redução de custos 

Um acidente pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente. Quando isso acontece é preciso arcar com todos os custos de multas e indenizações que estão presentes na lei ambiental. Isso pode ser muito prejudicial para a sua estrutura financeira. 

Com uma cobertura de Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental você consegue uma diminuição desses custos, pois a seguradora será responsável por arcar com parte dele. Portanto, com um seguro ativo você tem mais esse benefício a seu favor. 

Também os custos de defesa são uma parte importante em uma reclamação ou ação judicial decorrente de acidente do qual resulte danos ambientais, além da obrigação imediata de limpeza e remoção de solo contaminado, conforme a lei ambiental.

Nós da CredRisk Marine temos as melhores opções de seguros para você. Conte com uma empresa que procura entender seu risco e busca as soluções ideais para o seu negócio. Fique atento e pense na possibilidade que um seguro pode te oferecer, assim você terá mais liberdade e segurança para administrar as suas operações logísticas e conseguir melhores resultados.  

Quer saber mais sobre essa modalidade de Seguro de Responsabilidade Civil e como reduzir os riscos para sua empresa? Clique Aqui e agende agora uma conversa com nosso especialista.