CredRisk Seguros

O Impacto da Cadeia de Abastecimento em sua Empresa

O Impacto da Cadeia de Abastecimento em sua Empresa

Apesar de não ser uma disciplina nova, o uso estratégico de Supply Chain Management vem crescendo consideravelmente na última década em função da sua influência direta sobre todos os elementos da performance financeira das empresas, incluindo custos operacionais, crescimento das receitas e gestão de ativos.

A busca do equilíbrio entre o nível de serviço e o custo de servir, traz vantagens competitivas que irão diferenciar sua empresa. Embora seja um conceito relativamente simples, ainda é um elo fraco em muitas empresas. A otimização do Supply Chain compreende os seguintes elementos: análise das atividades, planejamento da Cadeia integrada e execução dos processos.

Além disso, ao executar a análise da Cadeia de Abastecimento, a empresa consegue avaliar as atividades agregadoras de valor e recursos necessários para uma Cadeia de Valor mais eficaz, partindo do estado atual e propondo um estado futuro desejável. Este é um processo que, frequentemente, inclui o desenvolvimento de alternativas de terceirização e/ou primarização, compras estratégicas, planos de administração de materiais, gestão de fornecedores e parcerias, entre outros.

Uma Cadeia de Valor é estruturada através de uma série de processos, que apresentam diferentes graus de variabilidade. As “fronteiras” entre esses processos são “protegidas” com estoques, lead time (tempo de espera) ou capacidade ociosa, mas na perspectiva dos Clientes e Acionistas, só é visível a soma desses “colchões”, interpretadas como ineficiências, resultando em pressões internas e externas para a redução dos mesmos. 

A saída é começar o planejamento da Cadeia “de fora para dentro”, ou seja, do ponto de vista dos Clientes e Acionistas, promovendo o equilíbrio entre níveis de serviço e custos de servir e definindo a rentabilidade da Cadeia de Valor como ponto de partida.

São quatro as etapas desse planejamento: análise da base competitiva, configuração da cadeia, alinhamento dos níveis de performance, definição de práticas e sistemas e implementação das mudanças na Cadeia. Essa metodologia avalia o negócio em suas diversas dimensões, respondendo questões cruciais que, junto aos indicadores de performance alinhados com os indicadores financeiros, medem de forma dinâmica os resultados. 

Considerando toda a Cadeia de Valor, ficará clara a importância da adoção das melhores práticas mais adequadas ao seu negócio para diferenciar sua empresa da concorrência, alinhando a gestão de performance à estratégia. Nos dias de hoje, com novos concorrentes e tecnologias emergindo constantemente, o desequilíbrio estratégico causará forte erosão no Retorno sobre o Capital e nas vantagens competitivas.

Nosso serviço de Diagnóstico Estratégico da Cadeia de Abastecimento visa identificar oportunidades de melhoria no equilíbrio entre níveis de serviço e custo de servir, a partir da priorização e análise comparativa dos indicadores mais significativos para o seu negócio, seguida de uma avaliação de oportunidades potenciais de aperfeiçoamento de processos através da adoção de práticas consagradas. Inovar é desafiar o status quo, quebrando regras estabelecidas. 

Você está pronto para realinhar os recursos de sua empresa e se juntar ao time dos líderes?