CredRisk Marine

Confira 4 vantagens do Seguro de Transporte de Carga

Tanto para o Comércio Exterior, como para a logística interna de mercadorias, as vantagens de contar com um Seguro de Transporte de Carga são muitas e, inclusive, podem evitar prejuízos incalculáveis às suas operações.

Mas afinal, que tipos de seguros de transporte de carga existem, quais são recomendados para cada modal de transporte e que benefícios práticos eles podem agregar ao seu negócio?

Para esclarecer essas e muitas outras questões, preparamos um  mini guia com dicas e informações úteis sobre o assunto. Quer conferir?

Quais os principais tipos de Seguros de Transporte de Carga e suas funções?

Os embarcadores, proprietários da caga, em viagens nacionais e  internacionais, podem contratar um Seguro de Transporte de Carga, que visa basicamente cobrir diferentes tipos de prejuízo e danos causados a seus bens e mercadorias.

Entre as diferentes modalidades existentes para o Seguro de Transporte de Carga, há apólices específicas para modais terrestres, marítimos/aquaviários, ferroviários e aéreos.

Na prática, este seguro é feito na base todos os riscos por acidentes ocorridos com a carga, seja por acidente com o meio transportador ou simplesmente danos à carga.

E quais as vantagens práticas do Seguro de Transporte de Carga?

Assim como os seguros de Responsabilidade Civil por transporte de cargas em território nacional, os seguros de cargas pertencentes a pessoas jurídicas em trânsito no território brasileiro, é de contratação obrigatória. Já os internacionais são de contratação facultativa.

No entanto, a análise sobre sua contratação deve ser baseada nos riscos do transporte e nas consequências em caso de ocorrência de algum evento danoso às mercadorias transportadas. 

Depois, contratar um Seguro de Transporte de Carga deve ser encarado como uma questão estratégica para seu negócio, visando reduzir custos, eliminar riscos e agregar benefícios à sua gestão. Portanto, leve em consideração as seguintes vantagens:

  1. Mais segurança às operações

Sem dúvida, essa é a principal vantagem da contratação de um Seguro de Transporte de Carga, visando principalmente proteger o embarcador de possíveis prejuízos e danos com a mercadoria carregada.

Esse tipo de seguro garante operações mais eficientes e com menos riscos à saúde financeira da empresa, ainda que a mesma venha sofrer algum sinistro no trajeto da viagem.

  1. Gestão de riscos

Muito além de uma proteção, as corretoras de Seguro de Transporte de Carga oferecem uma assessoria ampla e detalhada para uma gestão de riscos mais eficiente. Isso engloba, por exemplo, uma análise mais profunda de suas operações, no qual o corretor passa a mapear os riscos inerentes àquela atividade específica.

Em outras palavras, ao contratar um Seguro de Transporte de Carga com uma corretora de confiança, sua gestão se torna mais eficiente e com investimentos mais focados e direcionados às necessidades de sua empresa.

  1. Redução de riscos de insolvência

Um acidente com a carga em trânsito já traz o dissabor de ter que repor as mercadorias e causar atraso em sua entrega, além obviamente da perda da carga em si. O seguro se presta a cobrir este segundo evento, o que minimiza o custo total do prejuízo decorrente da perda da carga.

  1. Diferencial competitivo

Vale reforçar a vantagem indiscutível do Seguro de Transporte de Carga não apenas como uma forma de proteção da operação em si, mas também como uma questão estratégica para a sua empresa.

Afinal, trata-se de um diferencial competitivo no mercado, em que sua organização agrega mais valores e segurança no transporte de cargas para seus clientes, reforçando assim as relações comerciais, a transparência e a confiança no mercado.

Enfim, essas são algumas das principais vantagens de se contratar um Seguro de Transporte de Carga em suas operações. A escolha de uma boa corretora deve levar em conta a sua capacidade de entendimento e análise de suas operações, propondo soluções de acordo com as especificidades de sua operação. 

A CredRisk Marine é especialista em seguros e gerenciamento de riscos nessa área e possui esta capacidade técnica para propor soluções personalizadas para sua empresa. Portanto, se pensa em proteger seu negócio e vislumbrar novas oportunidades no mercado, converse agora com um de nossos consultores.