CredRisk Marine

Gerenciamento de risco na cadeia de suprimentos

Toda operação logística é complexa e, consequentemente, envolve riscos e custos ao longo das etapas de um Supply Chain. Com isso, a necessidade de um plano de gerenciamento de risco na cadeia de suprimentos vai muito além de uma necessidade para as empresas do setor, mas também é uma estratégica de diferenciação, segurança e desempenho eficiente de seus negócios.

Mas afinal, o que é gerenciamento de risco na cadeia de suprimentos e, principalmente, quais soluções devem ser implementadas na prática em sua organização?

Para explicar isso, preparamos um artigo completo com dicas e informações úteis de como implantar esse conceito em sua empresa e garantir mais eficiência e menos riscos durante suas operações. Vamos conferir?

Em que se resume um gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos?

De forma simples e didática, podemos considerar o gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos como um “plano” estratégico e administrativo para a gestão de todo o seu Supply Chain, desde a logística inbound (armazéns e estoques), até as operações de entregas outbound (transporte, distribuição e experiência do consumidor).

A partir disso, já conseguimos ter uma ideia de quão extensa, complexa e detalhada é uma cadeia de suprimentos, independentemente do tamanho ou área atuação de sua empresa.

Sendo assim, o gerenciamento de riscos na logística não requer simplesmente conhecimento das operações e experiência dos gestores do negócio, mas também demandam análises de mercado, ferramentas tecnológicas, expertise profissional, treinamentos específicos, implementação de seguros e estratégias e tomadas de decisões assertivas.

E como implementar um gerenciamento de riscos eficiente?

Hoje, a terceirização desse modelo de gestão já é uma realidade que não apenas agrega praticidade e redução de custos ao negócio, como também proporciona resultados muito mais eficientes e eficazes.

Empresas especializadas em Gerenciamento de Riscos na cadeia de suprimentos oferecem soluções completas para a gestão de empresas logísticas, desde o planejamento de um plano operacional, até a implantação e monitoramento dos resultados práticos, englobando consultorias profissionais, treinamentos de equipes e auditorias frequentes.

Para entender melhor como esse tipo empresa funciona, destacamos a seguir uma série de atividades propostas dentro de um gerenciamento de risco. Confira!

  • Consultorias em gerenciamento de riscos (identificação de riscos, planejamento estratégico, implementação de ações, elaboração conjunta com o Corretor de Seguros de projetos de seguros, auditorias, assistência na regulação de sinistros etc.);
  • Treinamento de pessoal (realização de workshops, implementação de processos e ferramentas, acompanhamento etc.);
  • Manutenção do gerenciamento de risco (reuniões periódicas, monitoramento de resultados, análise de tendências de mercado, orientação em tomadas de decisões etc.).

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis de como um gerenciamento de risco na cadeia de suprimentos se torna fundamental em tempos atuais, possibilitando uma gestão muito mais eficiente, com redução de custos, maior produtividade e segurança para as operações de sua empresa.

Quer saber como implementar um gerenciamento de riscos realmente eficiente em sua empresa? Então, converse agora com um de nossos especialistas e conheça melhor as soluções propostas pela CredRisk Marine.