Eliandro Oliveira

Greve dos caminhoneiros deve aumentar a procura pelo seguro de transporte de carga com cobertura adicional

 

A greve dos caminhoneiros que afetou todo o país afeta, especialmente, toda a cadeia logística de distribuição das mercadorias. Diariamente, são toneladas de cargas expostas perdidas: alimentos, medicamentos, produtos químicos, que equivalem a prejuízos financeiros de grandes proporções e impactam a economia brasileira.

Essas perdas, quando decorrentes de greves e manifestações, são cobertas apenas por apólices de seguro de transporte nacional e internacional, com cobertura adicional referente à danos nas mercadorias provenientes deste tipo de sinistro.

O seguro de transporte de carga, em um momento delicado como esse, acaba se tornando crucial, pois além dos prejuízos relacionados às mercadorias, outros riscos aumentam por conta da quantidade de produtos parados nas rodovias, como ataques, incêndios em caminhões e furto de carga. Todos esses riscos estão cobertos pelo seguro de transporte quando houver este tipo de cobertura adicional (Guerras e Greves).

Vale lembrar que diferentemente do seguro de transporte de carga (realizada pelo embarcador que é proprietário da mercadoria), o seguro de responsabilidade civil rodoviário (realizada pelo transportador da mercadoria) não cobre esses prejuízos provocados por atos grevistas.

Por conta disso, existe uma expectativa de aumento expressivo nos sinistros nas carteiras de transporte internacional e nacional em decorrência das greves; no entanto, a cobertura adicional de "Guerra e Greves" não é automática. Os embarcadores devem estar atentos à inclusão da cobertura, que pode acarretar pagamento adicional de prêmio. Para outras dúvidas, consulte sua corretora!

Ainda não possui um seguro de transporte para este e demais riscos? Realize agora uma cotação.