CredRisk Marine

Seguro Internacional de Carga para exportadores brasileiros

Alguns clientes estrangeiros têm nos questionado sobre a possibilidade de realizar um seguro internacional de exportação aqui mesmo no Brasil e eu digo que sim, é possível. A dúvida é pertinente por conta dos Incoterms, que determinam regras no transporte por diferentes modais.

Em casos de transporte internacional (importação e exportação), ele é denominado seguro avulso ou específico.

No caso do modal aquaviário são aplicados os termos CIF, que inclui valor obrigatório de seguro e frete, onde o exportador deve entregar a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com as despesas de embarque da mercadoria, do frete, e do custo do seguro pagas até o porto de destino.

Já no caso do modal aéreo são aplicados os termos CIP, onde o frete é pago pelo vendedor
até o destino, embora seja o comprador quem assume a responsabilidade por riscos e danos durante o trajeto.

Na exportação, os custos das formalidades alfandegárias serão pagos pelo vendedor. Ele deve a entregar a mercadoria assegurada com uma cobertura mínima no valor de 110% e ter como beneficiário o comprador ou outro com interesse segurável.

Agora as empresas que importam na modalidade CIF, que inclui frete e seguro, podem contratar seguros estrangeiros com respaldo jurídico.

Contrate o seu Seguro de Transporte Internacional com a CredRisk Marine. Também esclarecemos todas as suas dúvidas e realizamos outros serviços de consultoria e gestão na cadeia de suprimentos.