Adelio Vieira

Gestão do transporte de cargas fracionadas no modal marítimo

Cargas fracionadas são cargas que ficam condicionadas em estruturas específicas para melhor acomodação da mercadoria dentro do espaço do navio. Ao contrário de cargas completas, que ficam avulsas ocupando todo o modal do transporte, a estratégia de movimentação das cargas fracionadas permite um melhor aproveitamento físico e consequentemente uma melhor gestão do estoque de mercadorias transportadas.

Transportadas em estruturas como paletes, conteiners e pré-lingagem, essas cargas também são impedidas de serem abertas durante o transporte, mais um ponto positivo em relação ao fator segurança e também à preservação da embalagem e do conteúdo.

Além dessas vantagens, o fator financeiro também conta muitos pontos. Manter um estoque pequeno através da movimentação de cargas fracionadas favorece o conceito de fluxo contínuo e são menos caros que o transporte de grandes estoques. Isso porque o trânsito de pequenas cargas agrupadas possibilita uma melhor solução logística, reunindo cargas com diferentes clientes e destinos.

No entanto, por mais que pareça uma movimentação simples, a consolidação de cargas fracionadas exige novos cuidados e procedimentos. O controle na identificação dos lotes deve ser cuidadoso, pois a ideia é que o lote não seja aberto até o seu desembarque. Para isso são necessários o uso de etiquetas inteligentes, códigos de barras e principalmente treinamento recorrente dos operadores logísticos.

E nesse caso, erros humanos também podem ser ocasionados, principalmente em se tratando de novas operações e experimentações no ambiente portuário. Por isso faz-se necessário a consultoria de uma corretora de seguros especializada na gestão do transporte marítimo, que possa auxiliar no processo de toda a cadeia logística, incluindo também diferentes tipos de movimentação de carga, como a de cargas fracionadas.

Conte com o apoio da CredRisk Marine para essa e outras soluções. Se deseja saber mais sobre contratação, entre em contato conosco ou realize agora uma cotação!