Eliandro Oliveira

O que considerar na hora de escolher um Seguro de Carga?

 

Quando o assunto é escolha de um Seguro de Carga, inúmeras condições devem ser ponderadas. O processo deve obedecer as obrigações legais que pertencem a operação de transporte. É preciso também ficar atento em relação às exigências da contratação, visto que elas são vigorosas e extensivas. 

Vale pontuar que o preço não deve ser o fator principal na hora de considerar esse Seguro. Esse deve ser um aspecto avaliado, mas não pode ser um impedimento à contração. Confira a seguir os dois principais fatores decisivos na hora de escolher seu Seguro de Carga:

1. Levar em consideração a mercadoria a ser transportada e a capacidade de sua cadeia logística

A primeira decisão é em relação a importância dos itens transportados, você deve se questionar em relação ao impacto desse transporte na sua cadeia produtiva, quanto tempo esses itens levariam para serem repostos em caso de perda e, por fim, o impacto na operação e na empresa. 

Sua cadeia logística precisa estar planejada de forma que o corretor de seguros responsável consiga entender de forma detalhada os componentes que ele terá de assegurar. Com essas operações claros, fica mais fácil identificar as particularidades especiais de sua logística. 

Essas recomendações deverão sofrer ajustes em suas cláusulas para atender as demandas específicas que sua cadeia produtiva necessita. É preciso conferir se as coberturas estão de acordo com as expectativas do seu projeto, e principalmente se elas atendem a todas as necessidades da operação. 

Em relação aos custos, outro ponto de destaque é que deve ser realizada uma análise de todas as exigências e recomendações à respeito do Gerenciamento de Riscos, pois estes impactam nos custos.   

2. Contrate uma corretora com experiência no segmento

O Seguro de Carga é extremamente complexo e para compreender sua cobertura é fundamental que a corretora tenha domínio técnico a respeito do segmento em que será aplicada essa apólice do Seguro de Carga. 

Durante o período da contração, cliente e corretor estarão em constante interação, dessa forma, é preciso que a empresa contratada para cuidar do seguro de transporte seja de extrema confiança. Essa relação consultiva pode prestar orientações não somente sobre a operação, mas também sobre produtos, mercado e necessidades do embarcador. 

A qualidade do prestador de serviços, seus prazos de entrega e pagamento de sinistros, também são fatores de extrema importância na hora dessa contração. Por fim, procure saber se a corretora está registrada no SUSEP - Superintendência de Seguros Privados - órgão fiscalizador do setor de seguros. 

A CredRisk Marine é uma corretora de seguros independente focada em fornecer soluções especializadas para a cadeia de suprimentos. Nosso ramo de atuação inclui todos os seguros de transporte que envolvem a cadeia logística. Como funciona? Acionamos várias e importantes seguradoras e fazemos uma apurada análise para adquirir a melhor proposta para você. Saiba mais!