
Do descarte de embalagens à cuidados com resíduos orgânicos, a indústria alimentícia sempre precisará estar atenta aos riscos de acidentes e possíveis impactos ambientais em sua cadeia de distribuição.
E, portanto, muito além de reforçar os procedimentos operacionais e de segurança, estas empresas também devem investir em alternativas de seguros e garantias, caso algum tipo de ocorrência venha a trazer riscos de prejuízos financeiros.
É justamente para falar sobre essa questão, que preparamos este post, não só alertando aos danos e impactos ambientais que a indústria alimentícia pode causar, como também destacando algumas soluções viáveis e inteligentes que tais empresas podem recorrer para garantir sua estabilidade em caso de acidentes.
Vamos conferir?
Afinal, quais os riscos e impactos ambientais da indústria alimentícia?
Dos processos produtivos até o transporte e armazenagem de alimentos há riscos de acidentes e, consequentemente, de danos e impactos ambientais relacionados à indústria alimentícia.De uma forma geral, podemos enumerar algumas dessas principais ocorrências que são passíveis de ocorrer com qualquer empresa do setor. Confira!
- Despejos de resíduos alimentares no meio ambiente;
- Acidentes e vazamentos na indústria;
- Tombamento de cargas;
- Descarte inadequado de embalagens e produtos;
- Contaminação de alimentos;
- Apodrecimento e desperdícios dentro das embalagens.
E quais as consequências disso para a empresa?
Além dos impactos ambientais, a indústria alimentícia que ocasionar algum tipo de acidente também precisará arcar com outras responsabilidades e problemas ligados ao seu negócio, tais como:
- Multas e penalidades;
- Desvalorização da imagem;
- Boicotes e recusas do consumidor;
- Perda de clientes;
- Prejuízos financeiros;
- Processos judiciais.
E que tipo de seguro ou garantia existe para esses casos?
Evidentemente que o cenário ideal para uma indústria alimentícia é de não se envolver jamais com este tipo de ocorrência. No entanto, na prática, sabemos que qualquer empresa está passível disso, mesmo reforçando os procedimentos e a segurança de suas operações.
Vale destacar ainda, que os impactos ambientais da indústria de alimentos que nos referimos aqui estão relacionados a riscos de acidentes ao longo de sua distribuição.
E, para isso, há soluções e alternativas extremamente eficientes e eficazes, que assegurem a empresa em caso de ocorrências com impactos ambientais graves, assim como ajudam a evitar e minimizar esses riscos. Estamos falando, por exemplo, do
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, um tipo de seguro voltado exclusivamente para empresas vulneráveis a riscos de danos, poluição, contaminação ou degradação do meio ambiente durante o transporte de suas mercadorias
Nessa modalidade de apólice, a empresa – que pode ser uma indústria alimentícia - tem a ampla cobertura contra reclamações que envolvem os chamados direitos coletivos e difusos – por exemplo quando há uma ação judicial por um grupo de pessoas identificadas, identificáveis ou não, por um evento de poluição causado por ela.
Além disso, o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental visa também auxiliar o contratante nos seguintes quesitos:
- Avaliação de riscos ambientais;
- Prevenção e proteção contra ocorrências;
- Gestão de riscos;
- Custas judiciais e honorários advocatícios de defesa.
Em resumo, esses são alguns pontos importantes sobre os riscos e impactos ambientais da indústria alimentícia e que alternativas são viáveis e eficazes, tanto para minimizar a frequência dessas ocorrências, como para assegurar mais garantias e estabilidade em casos de algum acidente.
E se você quer saber mais sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental e como contratá-lo para a sua empresa, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.