CredRisk Marine

A Cadeia de Abastecimento em Perspectiva

30 de Setembro de 2021 CredRisk Marine 0 Comentários

O mapeamento da cadeia de abastecimento pode revelar as grandes questões que  afetam os seus custos totais de seu negócio. 

Saber analisar e desenvolver uma visão mais panorâmica de suas operações é uma forma de  entender – com mais detalhes – todos os seus processos e avaliar as oportunidades de melhoria  e/ou terceirização de suas atividades.  

E pensando justamente nisso, preparamos um material bem detalhado sobre gestão eficiente  da Cadeia de Abastecimento, sua real importância dentro de uma organização, principais riscos e  como desenvolver uma visão mais ampla sobre ela.  

Vamos conferir?  

Ampliando a visão sobre o Supply Chain  

Inicialmente, é fundamental entender os aspectos geográficos do negócio com todas as nuances  envolvidas. Dessa forma, aos poucos, você poderá compreender melhor cada detalhe, etapa e  processos de sua cadeia de abastecimento, assim como suas dependências, outputs, relações  internas e externas. 

E para facilitar esse mapeamento e visão mais completa de sua cadeia de abastecimento, apresentamos a seguir uma perspectiva do “Supply Chain Operations Reference model (SCOR®)”, que aponta cinco  macro processos essenciais de qualquer organização: Plan (planejar), Source (abastecer), Make  (“fazer”), Deliver (entregar) e Return (devolver), de ponta-a-ponta da cadeia, como demonstra a  figura abaixo.  

Confira: 

pasted image 0

A partir disso, podemos considerar cada macro processo como uma espécie de “engrenagem” que  movimenta a cadeia de abastecimento, cada qual contendo seus próprios sub processos, por sua vez  

associados a competências, métricas, facilitadores (tecnológicos ou não) e práticas específicas. A  grande questão é quão eficazmente conseguimos movimentar cada engrenagem, e quão bem elas  se “encaixam” entre si? 

Otimizando as “engrenagens” da Cadeia de Abastecimento 

Vistos os principais processos de uma cadeia de abastecimento e suas “engrenagens”, podemos  pular agora para uma etapa mais prática: a de como otimizar o supply chain em sua empresa! 

Evidentemente, não há uma receita pronta e única a ser implementada em todos os negócios e  diversos fatores, características e especificidades inerentes a cada operação poderão influenciar na  escolha das soluções ideais.  

No entanto, de uma forma geral, o primeiro passo para a otimização do Supply Chain é a partir da  integração de todos os processos da cadeia e, inevitavelmente, isso requer uma equipe capacitada e  devidamente conectada entre si.  

Isso porque, na maioria das empresas, as pessoas que lidam com transportes, compras, manufatura,  finanças e demais áreas funcionais costumam operar em relativo isolamento. Essencialmente, cada  grupo executa as tarefas relacionadas a seus próprios processos, sem saber exatamente o que as  outras áreas fazem.  

Ao possibilitar essa integração e “conexão” entre todos os colaboradores envolvidos na cadeia de  abastecimento, a tendência é de otimização cada vez maior dos processos, podendo por exemplo,  proporcionar a eliminação de falhas e gargalos, melhorias na produtividade, redução de custos,  maior agilidade entre etapas e resultados mais satisfatórios nas operações. 

Integrando cada player da cadeia 

Mapear uma cadeia de abastecimento demanda informação sobre cada um de seus players e,  inevitavelmente, isso gera questões como: 

  • Como estão segmentados os seus fornecedores (ex: insumos domésticos ou importados, matérias primas ou insumos semimanufaturados)? 
  • Onde são produzidos e como são distribuídos os produtos e/ou serviços? Quem administra o transporte em cada segmento? 
  • Que modo(s) de transporte é (são) utilizado(s)? 
  • Qual a localização de fornecedores, fábricas, centros de distribuição e outras instalações? É feita alguma embalagem, montagem de kits ou similar nos centros de distribuição? Como são segmentados os clientes? (ex: venda direta a consumidores, rede de distribuidores comerciais, etc...) 
  • Os produtos sofrem algum processo de agregação de valor antes da entrega ao cliente final? 

O mapeamento frequentemente revela problemas que afetam o custo total de propriedade, mas  deve passar por uma análise detalhada. Afinal, o mapa em questão é apenas uma figura interessante, os benefícios concretos são gerados pelo conhecimento adquirido no processo de sua  criação.  

Daí a importância do passo seguinte, que é a avaliação do mapa e identificação de possíveis  oportunidades de melhoria de processos. Qualquer oportunidade identificada deve passar pelo filtro  de seu alinhamento com a proposta de valor da empresa, potencialmente agregando alguma  vantagem competitiva.  

Em resumo, ao compreender o funcionamento da cadeia de abastecimento a partir de uma visão  mais ampla de seus processos, podemos identificar soluções mais integradas, e por consequência,  capturar maiores oportunidades de curto e longo prazo.  

E se você busca por soluções direcionadas à gestão de sua cadeia de abastecimento, com análises de  riscos e mapeamento estratégico de suas operações, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça melhor o trabalho da CredRisk Marine.