CredRisk Marine

Case de Sucesso: Transformação do Supply Chain da Starbucks

Case de Sucesso: Transformação do Supply Chain da Starbucks

A conhecida rede de cafeterias Starbucks sempre foi um inegável caso de sucesso, mas teve seus períodos conturbados na gestão de sua cadeia de abastecimento.

Em 2007 e 2008, a liderança da empresa enfrentava sérias dúvidas sobre sua capacidade de abastecer a rede, na época com 16.700 estabelecimentos. As vendas vinham caindo e os custos totais de abastecimento haviam subido para mais de US$ 75 milhões.

Investigando as causas da escalada de custos, os executivos de Supply Chain identificaram problemas de performance e concluíram que os níveis de serviço estavam abaixo das expectativas, principalmente em função de:

  • Menos de 50% das entregas às cafeterias chegavam na data / horário combinado;
  • Várias decisões de terceirização haviam gerado gastos excessivos com operadores logísticos;
  • A cadeia de abastecimento havia evoluído organicamente, não seguindo uma evolução planejada (situação, aliás, bem comum em grandes organizações) tornando-se desnecessariamente complexa.


A liderança da Starbucks tinha três objetivos principais para melhoria da performance e redução de custos de abastecimento:

  1. Reorganizar a cadeia de abastecimento;
  2. Reduzir os custos totais;
  3. Preparar o terreno para uma operação de abastecimento superior no médio prazo.

Para tanto, a empresa contratou uma consultoria que, atuando com base no modelo SCOR (Supply Chain Operations Reference model), orientou a análise da estrutura de abastecimento em grandes categorias, a saber: “plan” “source”, “make” e “deliver”. 

Um grande esforço de redesenho de processos indicou a necessidade de:

  • Aumentar o número de centrais de produção nos Estados Unidos para quatro;
  • Encerrar parcerias com vários operadores logísticos, centralizando as operações nos mais eficazes;
  • Centralizar a gestão dos parceiros remanescentes através de um scorecard semanal alinhado aos acordos de níveis de serviço;
  • Implementar um sistema integrado de planejamento da cadeia de abastecimento.

Com a implementação desse grande projeto de transformação, a Starbucks conseguiu economias da ordem de US$500 milhões em 2009 e 2010, fortemente concentradas em custos operacionais de Supply Chain, mas com ganhos bastante significativos também na operação das cafeterias.

A CredRisk Marine também tem como papel ajudar a sua empresa a manter o seu crescimento e acompanhá-lo em todo o caminho, fornecendo toda assistência e know-how para aprimoramentos e melhorias na sua operação. Entre em contato com um de nossos consultores e tenha essa e outras soluções também.

Fale com um de nossos consultores e garanta o crescimento da sua empresa