Pedro Victor Oliveira de Almeida

Os desafios do transporte de cargas em épocas de pandemia e como um seguro nacional de transportes pode ajudar

A crise provocada pela pandemia da COVID-19 prejudicou inúmeros segmentos do mercado nacional. Mas talvez existam poucas áreas tão prejudicadas quanto a de transporte de cargas rodoviárias.

Desafios corriqueiros como a preocupação com o estado de conservação da mercadoria, rapidez na entrega para reposição de estoques e até mesmo a qualidade do transporte tornam-se ainda mais difíceis com as consequentes paralisações impostas pelas medidas de quarentena a redução na demanda do mercado como um todo, que afeta diretamente a área de transporte de mercadorias.

Soma-se a tudo isso ainda as péssimas condições das rodovias nacionais, que possuem quilômetros de trechos com má pavimentação ou sequer pavimentado, e a falta de segurança, que torna a atividade de transporte de cargas no Brasil uma das mais arriscadas de todo o mundo.  Mas o que fazer para contornar todos esses problemas e minimizar os riscos que podem comprometer seriamente as atividades da sua empresa?

Em termos práticos, há pouco o que se fazer para evitar todos esses problemas de forma efetiva. Contudo, não temos dúvidas que a melhor solução é ter um bom seguro nacional de transportes. Destinado a embarcadores, o seguro nacional de transporte de carga cobre prejuízos causados a bens e mercadorias em viagens através da água, terra (rodoviárias e ferroviárias), pelo ar ou  em trajetos que utilizam vários meios de transporte (multimodal) por todo o território brasileiro. 

 

Por que o seguro nacional de transportes de carga torna-se ainda mais importante em um momento como este?

Um dos principais efeitos da crise do COVID-19 neste momento é a falta de funcionários em diversos setores por conta do isolamento social. Sabemos que empresas que lidam com serviços essenciais continuam com suas atividades neste momento, contudo, muitas delas trabalham com um número reduzido de quadro de funcionários.

Este até pode não ser o caso da sua empresa, mas estende-se às áreas relativas como, por exemplo, os repositores em varejos e atacadistas, que podem estender o tempo de desembarque da carga ou até mesmo ocasionar danos na mercadoria pela falta de mão de obra.

A falta de fiscalização nas ruas, assim como a suspensão do rodízio, também são fatores preponderantes que podem elevar os riscos de acidentes com o veículo transportador e consequentes danos à carga transportada. Estes são justamente alguns dos problemas que o seguro nacional de transportes de carga atenua, logo que ele cobrirá indenizações ante a eventos do tipo que causem danos a mercadoria transportada.

Também deve ser ser dada atenção ao fato do seguro de transporte ser “terceirizado” ao Transportador, que pode não cumprir com sua promessa de indenizar o embarcador em caso de sinistro. Levando em consideração, tanto a sua função principal não ser a de indenizar clientes por sinistros, como uma possível fragilidade financeira momentânea, mas que pode ter consequências no longo prazo, devido à recessão econômica em decorrência do isolamento social e o fechamento de várias atividades. 

 

A importância de ter um seguro nacional de transporte de carga que atenda todas às necessidades da sua empresa

Saber escolher um bom seguro nacional de transportes de carga é tão importante para a sua empresa quanto ter a apólice dele. Isso porque, somente um seguro bem contratado oferecerá a proteção que a sua empresa precisa pelo preço mais adequado.

A CredRisk Marine oferece um serviço de consultoria especializada que analisa as necessidades da sua empresa juntamente com a apólice vigente e indica a melhor solução em seguros de transporte de carga em termos de segurança e custo. Oferecemos também assessoria na discussão de soluções otimizadas com seus fornecedores logísticos, atuando como seu interlocutor nas questões ligadas a seguros.

Quer saber um pouco mais sobre os nossos seguros de transporte de carga? Então clique aqui, conheça todas as modalidades oferecidas pela CredRisk Marine e descubra qual o seguro que atenderá melhor às necessidades da sua empresa neste momento de crise.