Sistema Hubspot

SEGURO DE IMPORTAÇÃO –  IMPORTAÇÃO CIF/CIP OU FAZER O SEGURO NO BRASIL?

Neste artigo colocamos alguns pontos de atenção para as importações CIF ou CIP, situações em que o custo do seguro já está incluído na mercadoria importada.

O que pode ser uma facilidade ou conveniência, pode gerar um custo adicional ou ser fonte de prejuízos em caso de sinistro. 

Abaixo elencamos aspectos que devem ser considerados nos seguros embutidos nas importações CIF ou CIP:

  1. Taxas

    As taxas brasileiras hoje são competitivas, podendo ser menores que as internacionais, inclusive para os chamados “programas globais” de Empresas multinacionais.
  2. Termos e condições das apólices e controle sobre os sinistros

    Por definição sinistros são eventos futuros e incertos, portanto não esperados e certamente não desejados. No entanto, fazem parte da falibilidade humana e, em sua ocorrência, uma apólice bem desenhada é garantia de uma indenização correta e ampla.

    Nos casos de seguros de importação contratados no exterior, as condições da apólice são desconhecidas podendo ser um fator adicional de desagradável surpresa no caso da ocorrência de um sinistro.

  3. Perímetro de cobertura

    Em geral, os seguros contratados no exterior tem sua cobertura encerrada no porto ou aeroporto de destino, deixando sem cobertura o percurso complementar terrestre. Nestes casos, a contratação de um seguro terrestre do porto ou aeroporto até o destino final é declinado pelas Seguradoras.

  4. Taxas e impostos

    Aspecto muito importante é a possibilidade de cobertura de taxas e impostos na importação pelas apólices contratadas no Brasil, em contrapartida às apólices contratadas no exterior, que podem não prever cobertura para estes itens de custo. Em caso de sinistro, estes custos e despesas poderão ser suportados inteiramente pelo importador.

 

Para uma orientação mais específica e correta contratação do seguro, a Credrisk Marine possui a experiência necessária.