Eliandro Oliveira

Seguro de casco e seguro de P&I – Porque eles são importantes para a sua frota de transportes marítimos

É fato que as atividades de uma operação de transporte por modal aquaviário dependem de sua frota de navios e barcos para serem realizadas. Portanto, é de suma importância que se dê atenção especial para sua frota marítima.

Por isso, surgem diversas soluções de seguros no mercado que proporcionam segurança ao principal patrimônio da empresa e algumas modalidades que estendem sua proteção até mesmo para a carga transportada: neste caso, falamos do Seguro de Casco e do Seguro de P&I. Neste artigo, vamos abordar detalhes importantes sobre cada uma das modalidades desses seguros marítimos para que você compreenda o porquê deles serem tão importante para a sua frota marítima.

 

Seguro de Casco Marítimo

O Seguro de Casco Marítimo é uma modalidade de seguro desenvolvida especialmente para cobrir despesas de danos em veículos de transportes marítimos (ele recebe esse nome pois o casco refere-se a parte principal da composição de um barco ou navio). Ele pode ser comparado a um seguro de carro, com a diferença de cobrir um veículo marítimo ao invés de um terrestre.

É importante destacar que o seguro de casco marítimo cobre todo o tipo de veículo que trafega por mares, lagos, rios, águas rasas e costeiras como, por exemplo, navios cargueiros, barcos de pesca, cruzeiros, iates, lanchas entre tantos outros. A principal finalidade do seguro é ajudar os proprietários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, a prevenir-se de despesas com danos ao maquinário ou destruição total dos veículos, sejam eles ocasionados por terceiros ou não.

A CredRisk Marine oferece o Seguro de Casco Marítimo com condições especiais para atender a sua empresa da melhor maneira possível. Para conhecer todas as nossas coberturas e outros detalhes de nossas apólices, basta clicar aqui.

 

Seguro de P&I

Ao lado do seguro de casco, há o seguro de Seguro de P&I (Proteção e Indenização - ou Protection & Indemnity em inglês). Apesar de já ser praticada em outros países há algum tempo, a modalidade de seguro P&I voltada ao setor marítimo chegou ao Brasil para atender uma demanda crescente das transportadoras de modal aquaviário referente a despesas com indenizações pagas a terceiros por danos ocasionados por veículos de sua propriedade.

Os termos e condições específicas para cada segurado são baseadas na natureza do risco e outras características que vão de acordo com as necessidades do segurado, levantadas através de uma ficha de informações, que deve ser respondida com precisão. A CredRisk Marine  oferece a modalidade de seguros P&I no Brasil através do mercado nacional e internacional, se necessário, de acordo com as necessidades do cliente para oferecer uma apólice adequada ao perfil de risco do cliente.