Eliandro Oliveira

Seguro de Carga Projeto: quais as principais exigências antes da contratação?

Carga de Projeto é o nome que se dá a cargas superdimensionadas, de pesos e tamanhos excedentes, que requerem cuidados maiores, assim como uma supervisão especial. Também conhecidas como cargas indivisíveis, essas cargas possuem medidas fora dos padrões convencionais de embarque de carga, mesmo no transporte internacional.

Alguns exemplos de carga projeto: turbinas, reatores, guindastes, pás eólicas, enfim, equipamentos de grande porte que exigem uma infraestrutura adequada de transporte.

E para esse tipo de infraestrutura é necessário que sejam realizados estudos logísticos específicos que analisem a viabilidade de todo o percurso dessa carga especial, desde sua saída do fornecedor, incluindo armazenagem, embalagem, até sua respectiva entrega.

Muitas empresas brasileiras desenvolvem projetos deste porte, e  modal marítimo é um dos principais envolvidos no transporte de carga de projeto. Costumam ser utilizados navios especializados, como os breakbulk (para carga solta) ou roll-on-roll-off (para carga rolante).

Por conta desse complexidade e dos riscos de avaria serem maiores e muito mais comprometedores, a importância de um seguro específico para essa modalidade é muito maior.

Além disso, as seguradoras precisam conhecer a fundo todo o projeto que envolve a carga, o meio de transporte, e as características do veículo transportador, o plano de gerenciamento de riscos e todas as operações de carga e descarga.

Conta com a CredRisk Marine para essa e muitas outras modalidades. Oferecemos os melhores planos de seguro para carga de Projeto. Consulte-nos ou faça uma cotação agora >

Quer saber o valor segurado de uma carga de Projeto ou quanto pagar por esse tipo de contratação? Realize o cálculo gratuito em nosso simulador online. Acesse!