Eliandro Oliveira

RCTA-C - O seguro de responsabilidade civil que promove proteção ao imponderável em operações de transportes por modais aéreos

Operações de transportes por modais aéreos são uma opção para transporte de mercadorias. O transporte aéreo prima pela rapidez em relação ao aquaviário, com reflexo em custos, dependendo da origem e destino do transporte.

Como toda atividade, sempre se está sujeito ao imponderável, principalmente por estar ligada quase que diretamente com as forças naturais, como condições climáticas, por exemplo. O seguro de responsabilidade civil do transportador aéreo de carga (RCTA-C) foi criado como solução para cobrir esses riscos.

De contratação obrigatória por lei, o seguro RCTA-C promove segurança a operadoras de transporte que trabalham com o modal aéreo, que devem ressarcir seus clientes por danos e perdas de suas mercadorias transportadas. Neste artigo, abordaremos mais sobre esse seguro de responsabilidade civil para que você entenda o porquê dele ser tão importante para empresas de transporte de cargas aéreas.

 

O que é o seguro de responsabilidade civil do transportador aéreo-carga

Para que você entenda a importância deste seguro, antes de tudo, é importante que você saiba como ele funciona. O seguro de responsabilidade civil do transportador aéreo-carga, também conhecido como seguro RCTA-C, é um seguro obrigatório por lei para empresas que operam com o transporte de cargas aéreas.

A principal função desse seguro é garantir a tranquilidade orçamentária das empresas de transporte ao cobrir despesas com indenizações pagas a terceiros por danos na carga transportada, dentro dos parâmetros do Código Brasileiro do Ar. O seguro RCTA-C oferece cobertura para danos e perdas causados por colisão, aterrissagem forçada e incêndio e explosão da aeronave ou do depósito da empresa aérea, utilizados para baldeação da carga mesmo estando fora da aeronave.

 

Por que o seguro responsabilidade civil do transportador aéreo-carga é importante para a sua empresa?

Além promover segurança a todos os cenários que citamos acima em suas coberturas, o seguro RCTA-C garante tranquilidade para que a sua operação de transporte possa exercer suas atividades sem a preocupação de sofrer consequências por riscos que venham a impactar seus negócios.

 

Modalidades que podem trazer ainda mais segurança à sua operação

Se sua empresa opera com o transportes aéreos, recomendamos que você conheça outras opções de seguros que complementam à cobertura do seguro RCTA-C: O Seguro de Casco (que cobre danos  a aeronave) e o Seguro de Responsabilidade Civil – LUC, além do seguro obrigatório RETA, para cobrir danos causados a terceiros e passageiros. Temos um artigo que explica de forma detalhada como eles funcionam e você pode conferir clicando aqui.

A CredRisk Marine é especializada em oferecer seguros de responsabilidade civil e outras modalidades com soluções para seguros de cargas, modal marítimos e outros.