Eliandro Oliveira

RC Operador Portuário - como funciona?

Este seguro cobre os riscos na execução de operações realizadas nas áreas de porto ou instalações portuárias.


Como falamos no post anterior sobre seguros de Responsabilidade Civil, estes são destinados a cobrir o prejuízo de danos materiais, corporais ou morais causados a terceiros.

Existem modalidades específicas de RC, como o RC Operador Portuário. Esta é a pessoa jurídica que atua na movimentação, no recebimento e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes do transporte realizado na instalação portuária do modal marítimo.

É o operador portuário o fiel depositário do porto, ou seja, é ele quem lida com operações de carga e descarga e tem um dos maiores acúmulos de risco dentro da instalação portuária: pane elétrica, inundações, incêndios e outros acidentes que podem ocorrer com inúmeras cargas e terceiros que entram e saem diariamente do porto.

Por possuir tantas atribuições e responsabilidades, o seguro de Responsabilidade Civil acaba se tornando essencial e obrigatório para realizar essas operações.

Conte com as soluções da CredRisk Marine! Temos soluções em seguro de Responsabilidade Civil e seguro de Carga. Além disso, também contamos com parceiros estratégicos das principais seguradoras do país. Realize uma cotação!