CredRisk Marine

Otimize sua cadeia de suprimentos com um gêmeo digital

Otimize sua cadeia de suprimentos com um gêmeo digital

Em uma análise da Accenture – “Optimize your supply chain with a digital twin” – em conjunto a uma análise feita pela revista americana Fortune – "75% of companies report coronavirus has disrupted their supply chains" –, foram apontados diversas vantagens em se obter um “gêmeo digitalpara as cadeias de abastecimento, que nada mais é do que uma réplica virtual da cadeia de suprimentos que representa centenas de ativos, depósitos, fluxos de logística e materiais e posições de estoque – basicamente, uma versão online viva da espinha dorsal de sua empresa que você pode usar para simular o desempenho de sua cadeia de suprimentos, incluindo toda a complexidade que gera perda de valor e riscos. A CredRisk Marine partilha do mesmo conceito, e por isso divulgamos mais do que foi apontado na pesquisa neste artigo.
Os gêmeos digitais desempenham um papel importante em um teste de estresse de resiliência da cadeia de suprimentos* que a Accenture desenvolveu em conjunto com o Institute for Supply Management (ISM). O teste usa modelagem dupla digital, impulsionada por análises avançadas e aprendizado de máquina, para avaliar os riscos e impactos operacionais e financeiros potenciais criados por grandes interrupções do mercado, desastres ou outros eventos catastróficos.

O teste de estresse foi inspirado em parte pela atual pandemia COVID-19 que, de acordo com a pesquisa do Institute for Supply Management (ISM), interrompeu 75% das cadeias de abastecimento em todo o mundo – e foi especialmente prejudicial porque o ISM também descobriu que 44% das empresas não tinham planos de contingência para interrupções no abastecimento da China. São esses planos que os gêmeos digitais podem ajudar a criar.

Mas o planejamento de contingência para silenciar o impacto da incerteza é apenas um uso para um gêmeo digital. Neste artigo, vamos explorar três outros aplicativos impactantes onde os gêmeos digitais podem ser usados ​​para melhorar proativa e dramaticamente o desempenho da cadeia de suprimentos: rede, processo e otimização de estoque.

Otimização da rede: equilíbrio entre serviço e custo

Mesmo em tempos "normais", as empresas podem encontrar mudanças inesperadas na demanda ou no fornecimento e, se sua rede não estiver preparada para lidar com elas, a cadeia de suprimentos e o desempenho geral dos negócios podem ser afetados.

Com um gêmeo digital, você pode avaliar como certas mudanças na demanda e no fornecimento afetariam a operação – ou as localizações físicas da cadeia de suprimentos e o sistema de suporte que eles utilizam para fornecer produtos e serviços aos clientes finais. Isso pode ajudar a determinar se as instalações e recursos de transporte corretos estão nos lugares certos para, por exemplo, lidar com o aumento das vendas de um determinado produto ou lidar com a escassez de um produto de um fornecedor importante. Ou, se você estiver lançando um novo produto e precisar adicioná-lo à sua rede, um gêmeo digital também pode ajudá-lo a modelar quais pontos devem ser adicionados e onde colocar essa nova oferta no mercado. Pode até mesmo ajudá-lo a determinar como reduzir o tamanho de sua rede – e, por exemplo, descobrir quais instalações podem ser fechadas sem afetar negativamente os negócios – para responder à demanda cada vez menor ou à necessidade de reduzir os custos da rede.

É importante ressaltar que um gêmeo digital também é valioso para ajudá-lo a compreender o impacto das mudanças na rede no atendimento ao cliente – para equilibrar os níveis de custo e serviço de uma forma que ainda atenda às expectativas do cliente. E pode desempenhar um grande papel em ajudar a modelar como os princípios de design de rede influenciam sua pegada de carbono e emissões de CO2 para que você possa cumprir suas metas de sustentabilidade sem comprometer custos e serviços.

Otimização do processo: Maior eficiência e produtividade

Em muitas empresas, os processos tornaram-se cada vez mais complexos e, portanto, menos eficientes e mais caros. Um gêmeo digital pode ajudá-lo a analisar profundamente os processos-chave para entender onde falhas, tempo, desperdício e ineficiências estão atrapalhando o trabalho e modelar o resultado de intervenções de melhoria específicas. Isso pode incluir coisas como eliminar certas etapas em uma linha de produção de manufatura, ajustar formulações de produtos para reduzir o custo, melhorar a utilidade de um produto, redesenhar as atividades de coleta e minimizar o manuseio de embalagens. O resultado é maior eficiência, produtividade e utilização de capital e custos operacionais mais baixos.

Otimização de estoque: produtos certos no lugar certo com o custo certo

O estoque é um desafio permanente para a maioria das empresas: descobrir quanto manter e onde – tudo de uma forma que permita maximizar o atendimento ao cliente com o menor custo total possível. Mas lidar com todos os fatores que entram nesse cálculo é um exercício complexo – especialmente para empresas com centenas de milhares de SKUs e clientes espalhados por diversos locais. E quanto mais variabilidade você tiver na demanda, mais estoque será necessário para atender aos níveis de serviço exigidos.

Um gêmeo digital também é indicado para ajudar aqui. Ele pode permitir que você enfrente um desafio de "único escalão" (otimizando o estoque em um único armazém), bem como um desafio de "múltiplos escalões" (otimizando o estoque em toda a rede), levando em consideração as previsões de demanda para melhorar as políticas de reabastecimento e modifique os níveis de estoque de acordo com a demanda para evitar rupturas de estoque e, ao mesmo tempo, minimizar os custos gerais.

A CredRisk Marine possui total know-how de melhorias e aprimoramentos para a sua operação e oferece diversos tipos de soluções para os mais variados problemas e riscos. Mantenha o crescimento de sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas e tenha a melhor solução agora mesmo!

*Accenture and MIT Team to Create a Supply Chain Resilience Stress Test