CredRisk Marine

O que é ESG e como ele influencia nos financiamentos?

Temas sociais e sobre sustentabilidade são cada vez mais relevantes e recorrentes nos negócios. E, consequentemente, isso tem refletido em diferentes aspectos na vida das pessoas, tal como nas estratégias e ações assumidas pelas indústrias e pelo mercado financeiro.

Daí, a importância de saber o que é ESG, termo amplamente usado para se referir às práticas ambientais e sociais de uma empresa, se tornou fator estratégico em diversos negócios, em especial na decisão de certos financiamentos.

E para entender melhor o seu conceito e como ele influencia o mercado atualmente, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema. Sem mais delongas, vamos direto aos pontos!

Afinal, o que é ESG?

ESG é a abreviação de três palavras em inglês: Environment, Social e Governance, que pode ser traduzido literalmente para Meio Ambiente, questões sociais e governança.

Basicamente, essa sigla se refere às práticas assumidas pelo negócio em relação a seus compromissos ambientais e sociais nos mais variados aspectos.

Em outras palavras, o ESG é aplicado para associar a gestão às ações e às práticas sustentáveis que aquele negócio realiza para reduzir seus impactos ao meio ambiente, a comunidade em seu entorno e às políticas e melhorias que são investidas em seus processos operacionais e gerenciais.

E qual a relação do ESG com os financiamentos da empresa?

Evidentemente que, hoje, tudo o que associa um negócio a práticas sustentáveis agrega mais valores e reconhecimento da marca no mercado. No entanto, os benefícios do ESG não se limitam a isso.

Na prática, a aplicação dessas iniciativas gera impactos positivos diretamente ao negócio, o que engloba, por exemplo, os financiamentos e investimentos daquela organização.

Afinal, atualmente, mais do que um compromisso assumido pelas empresas em prol do meio ambiente e da sociedade, o ESG passa a ser, em muitos casos, um critério essencial para novos investimentos.

Fora isso, em relação aos financiamentos, o selo ESG pode ajudar a atrair bancos comerciais que oferecem vantagens a projetos alinhados com práticas sustentáveis.

Ou seja, além dos índices financeiros, muitos investidores e parceiros levam em consideração o posicionamento e as estratégias assumidas pela empresa no que se refere aos fatores abarcados pela sigla.

Como o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental influencia neste contexto?

O Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental visa assegurar às empresas contra possíveis riscos financeiros em razão de danos, poluição, contaminação ou degradação do meio ambiente ocasionados durante o transporte de mercadorias.

Ou seja, ainda que boas práticas sejam assumidas e reforçadas diariamente por esses negócios, acidentes são passíveis de ocorrer a qualquer momento e, nesses casos, um Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental fornece a cobertura necessária contra reclamações que envolvem os chamados direitos coletivos e difusos.

No entanto, muito mais do que uma garantia, este tipo de seguro proporciona também melhorias na gestão de riscos e um trabalho mais amplo de proteção e prevenção de acidentes nas empresas.

Assim, alguns dos princípios e práticas abordadas no ESG passam a ser válidas na prática nas operações desses negócios, agregando mais valor à imagem da empresa e reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

E se a sua empresa reconhece esses riscos ambientais em suas operações e, além de minimizá-los, quer também reforçar o compromisso com o ESG, não deixe de consultar um dos nossos corretores e saiba mais sobre as vantagens agregadas pelo Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental.