CredRisk Marine

O papel das políticas ambientais no valuation da sua empresa

29 de Dezembro de 2021 CredRisk Marine 0 Comentários

Assumir um compromisso com algumas políticas ambientais vai muito além da questão da sustentabilidade e, inclusive, isso pode agregar diferentes benefícios e vantagens ao valor de seu negócio no mercado.

Afinal, hoje, este tema tem ganhado grande visibilidade nos mais variados setores econômicos, possibilitando que empresas não somente cumpram o seu papel de proteção e preservação ao meio ambiente, como também fortaleçam suas imagens e reconhecimentos perante seus mercados, valorizando ainda mais suas marcas.

Por isso mesmo, preparamos este post exclusivo para mostrar o real papel das políticas ambientais no valuation da sua empresa e como isso agrega na valorização do negócio na prática.

Vamos conferir?

Afinal, o que é valuation de uma empresa?

Valuation é um termo comumente utilizado na área da administração, que visa determinar o valor de uma empresa com base em diferentes fatores e aspectos que agreguem ou desvalorizem aquela determinada instituição.

Em outras palavras, o valuation é uma forma de avaliação de um negócio e que leva em consideração uma série de fatores para mensurar o quanto tal empresa vale no mercado e quais pontos essenciais que possibilitam essa valorização.

Sendo assim, esses fatores podem ser variados, tais como a história daquela empresa, o peso de sua marca no mercado, seus riscos, oportunidades futuras, ações e posicionamentos diante à sociedade etc.

E qual a relação das políticas ambientais com o valuation?

Conforme destacamos acima, o processo de valuation, ou seja, de avaliação de uma empresa, leva em consideração uma série de fatores que agreguem valor àquele negócio.

Portanto, mais do que nunca, hoje a questão da sustentabilidade é considerada um fator diferencial e de extremo valor para qualquer que seja a empresa no mercado.

Logo, se uma empresa assume um compromisso sustentável em seus processos e isso tem o seu devido reconhecimento e efeito positivo no mercado, indiscutivelmente ela agregará mais valor do que outras marcas que não implementam as mesmas políticas ambientais.

Aliás, entre as diferentes técnicas utilizadas para o valuation de uma empresa, muitas delas consideram o fator ambiental como diferencial decisivo para mensurar as oportunidades possíveis daquele negócio no futuro.

É o exemplo do FCD (Fluxo de Caixa Descontado), técnica de valuation que ajuda a prever o valor da empresa nos próximos períodos e que considera princípios, ações e posicionamentos do negócio como aspectos essenciais para essa valorização.

E como implementar políticas ambientais?

Hoje, há infinitas formas de se implementar políticas ambientais em sua empresa e assumir um compromisso mais sustentável em seus processos.

E isso vai desde mudanças de práticas na rotina produtiva de sua empresa, até em estratégias e ações inteligentes, como a contratação de seguros específicos com foco na sustentabilidade.

É o caso, por exemplo, do Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, apólice que tem como foco assegurar empresas que podem estar vulneráveis a reclamações por danos decorrentes de poluição, contaminação ou degradação do meio ambiente durante o transporte de mercadorias. Não se trata de tão somente cobrir os custos de remoção e limpeza em caso de acidente.

Ou seja, além de assegurar e garantir proteção à empresa em caso de incidentes com riscos ambientais, este tipo de seguro também é uma forma de assumir um compromisso com a sustentabilidade e, consequentemente, agregar mais valor ao seu negócio.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações essenciais sobre o papel das políticas ambientais no valuation da sua empresa e como essas ações e compromissos assumidos podem fazer a diferença, tanto para a preservação do meio ambiente, como para a valorização de sua empresa.

Curtiu? Quer mais dicas sobre sustentabilidade? Então, aproveite para conferir nosso próximo post e descubra como o ESG influencia nos seus financiamentos?