
Enquanto alguns setores da economia tentam se recuperar dos efeitos da pandemia, o mercado de eletrônicos e eletrodomésticos têm muito a comemorar. Afinal, levantamentos recentes apontam um crescimento satisfatório em diferentes nichos e a tendência daqui para frente é ainda mais promissora.
E entre os “segredos” para esse sucesso, vale destacar uma estratégia aplicada por diversas empresas do ramo: a implementação de operações multichannel.
Se a sua empresa já atua nesse mercado e quer saber mais sobre o tema, não deixe de conferir a leitura até o final e tome nota das dicas a seguir. Vamos lá!
Afinal, o que é operação multichannel?
Operação multichannel ou omnichannel é uma tendência crescente em diferentes setores da economia e, claro, não seria diferente no mercado de eletrônicos e eletrodomésticos.
De forma direta e objetiva, esse conceito se resume na utilização de multi-canais para a divulgação e venda dos seus produtos e serviços, tanto no âmbito digital, como no físico.
Ou seja, trata-se de uma estratégia de diversificação e ampliação de seus canais, agregando assim mais visibilidade, oportunidades de negócios, atendimento mais qualificado e abertura de novos mercados.
Por que esse tipo de operação é tão importante no mercado de eletrônicos?
De acordo com um estudo da Webshoppers, os pedidos de eletrônicos por canais digitais ocuparam a 5º maior alta do e-commerce entre 2019 e 2020 e boa parte disso se deve à mudança nos hábitos de consumo durante a pandemia.
Em números mais exatos, isso representa uma alta de 41% em apenas 1 ano e uma movimentação de mais de 5 bilhões de dólares no mercado.
Ou seja, uma excelente oportunidade de negócio para quem acompanha esta tendência! No entanto, especialistas alertam que é preciso investir e saber integrar multicanais de atendimento e vendas para se destacar nesse cenário e que, em muitos casos, as empresas ainda não estão sabendo lidar com isso.
E como implementar uma operação multichannel com eficiência?
Cada negócio tem suas especificidades e características únicas! Logo, tentar implementar uma operação multichannel eficiente não se limita a “receitas prontas” ou exemplos de sucessos de outras empresas.
O mais indicado é realizar um Diagnóstico Estratégico da Cadeia de Abastecimento, o que já é oferecido por assessorias e empresas especializadas no mercado.
A partir desse trabalho, especialistas poderão orientar o seu negócio e implementar projetos muito mais estratégicos e assertivos para uma operação multichannel em sua empresa, evitando assim investimentos desnecessários, custos inesperados, ineficiência operacional e até mesmo prejuízos.
A CredRisk Marine é referência na área de seguros e gerenciamento de riscos, com total foco na área de logística, transporte e comércio exterior, assessorando diversas empresas ao longo dos últimos anos e proporcionando operações muito mais seguras, eficientes e inteligentes aos seus clientes.
E se você atua no mercado de eletrônicos e eletrodomésticos e busca implementar uma operação multichannel com uma visão estratégica e com total segurança nos investimentos, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.