Eliandro Oliveira

Como reforçar a segurança da logística em cargas projeto

Como já abordamos anteriormente as cargas projeto exigem a criação de uma cadeia logística diferenciada visando atender uma demanda única. Isso acontece pois possuem medidas, dimensões e pesos fora dos padrões, o que impede seu embarque em contêineres.

Normalmente, cargas projeto demandam soluções multimodais. Todos os modais podem ser utilizados para mover uma carga desse tipo, porém, o modal marítimo normalmente representa a maioria desses transportes.

Segurança da logística

Com o objetivo de evitar problemas de segurança durante o transporte, o profissional de logística elimina os modais que não apresentam condições básicas para as cargas projeto e começa a mapear quais são as opções mais indicadas nestes casos.

Devido à complexidade desse processo, a seleção dos fornecedores é fundamental para seu sucesso. Também é necessário visitar as empresas parceiras para confirmar as reais condições e suas capacidades, analisando se elas realmente se adequam às características de cada carga projeto.

Outro detalhe importante é sempre solicitar exemplos de cargas semelhantes que já foram transportadas pelo fornecedor, além de verificar as certificações de qualidade e normativas de segurança que possui como indicadores importantes.

Como cada projeto é uma operação única é necessário tomar alguns cuidados especiais para evitar avaria durante a viagem:

- Adequação de embalagem;
- Armazenagem correta;
- Planejamento de manobra de transbordo;
- Estivagem;
- Fixação da carga nos porões ou conveses da embarcação.

Seguro para transporte de cargas projeto

As operações com carga projeto envolvem números vultosos e qualquer ocorrência com avaria representa perdas que podem comprometer todo o projeto, por isso, a contratação de um seguro para esse tipo de transporte é essencial.

Devido à complexidade desse transporte, com riscos potencialmente agravados, para determinação das condições do seguro de transporte internacional e precificação, as seguradoras necessitam conhecer detalhadamente cada projeto, tipo de carga, meio de transporte, classificação de navios, aeronaves, características de veículos transportadores, plano de gerenciamento de riscos, armazenagem, operações de carga e descarga e trajeto rodoviário até o local de entrega, caso haja cobertura para esse percurso.

Solicite uma cotação para assegurar seu projeto de transporte de cargas projeto.