CredRisk Marine

Seguro de RC Ambiental: Como a falta desse seguro tem prejudicado grandes empresas no mercado?

Seguro de RC Ambiental: Como a falta desse seguro tem prejudicado grandes empresas no mercado?

Vemos por vezes empresas renomadas sofrerem acidentes e causarem danos ambientais e não contarem com a assistência de um seguro apropriado. Como se não bastasse a imagem danificada, os eventos negativos ainda trouxeram grandes prejuízos econômicos para essas empresas.

Isso não só alerta para a importância da gestão de risco, como também aumenta significativamente o interesse das empresas pelo Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, para prevenção de prejuízos e danos ao meio ambiente. Mais do que nunca, hoje vivemos em uma sociedade onde a sustentabilidade e a reparação de danos são aspectos essenciais na hora de escolher um produto ou marca. 

As empresas e organizações que prezam e promovem essa responsabilidade civil ambiental não só ganham respeito, como também crescem com menos obstáculos no mercado.

Mas, ainda assim, o mercado brasileiro ainda é resistente à contratação de serviços que podem assegurar seus negócios.

O seguro de Responsabilidade Civil Ambiental tem se desenvolvido e aprimorado a abrangência de suas coberturas. Novas coberturas e novos conceitos foram agregados a esse tipo de seguro, e hoje ele se tornou um produto amplo e diferenciado.

Apesar da crença que as empresas que sofrem esses tipos de acidentes comprometedores – ou acabam causando algum tipo de dano ambiental devido a um evento súbito – tiveram má sorte, esses riscos são muito mais comuns e presentes do que os empresários gostam de admitir. A empresa pode estar exposta de várias maneiras, desde dentro da própria operação, no manuseio ou transporte de produtos perigosos, na entrega desses produtos, ou até mesmo através de um prestador de serviços terceirizado. 

Apesar de não ser um seguro obrigatório, a conscientização por parte das empresas e da repercussão pública tem aumentado cada vez mais ao redor deste tópico, trazendo muito mais visibilidade para problemas, riscos e incidentes que podem ocorrer. Com isso, uma análise de risco deve ser feita sobre sua exposição a riscos ambientais, principalmente com relação à continuidade de seus negócios e sua imagem.

Além de todos os pontos discutidos, este seguro, junto com uma assessoria adequada, tem a missão de não só oferecer proteção adequada aos seus riscos ambientais, como manter a empresa atualizada sobre mudanças na legislação ambiental.

Se você tiver alguma dúvida ou queira conhecer melhor o seguro, basta clicar aqui para entrar em contato conosco, e iremos lhe ajudar!

O que levar em consideração na hora de contratar o Seguro RC Ambiental? Baixe agora!