CredRisk Marine

Carga projeto: por que só uma corretora de seguros especializada pode auxiliar no transporte?

Como já falamos no blog, cargas projeto são cargas superdimensionadas que requerem um planejamento logístico aprofundando, com uma estrutura adequada para o seu porte e sua complexidade de transporte e instalação.

Por essa razão, não é toda corretora de seguros que está apta a oferecer uma assessoria especializada para este tipo de transporte, nem uma apólice de seguros à altura que possa contemplar coberturas apropriadas para os riscos de um procedimento deste nível.

Felizmente existem corretoras de seguros especializadas em cargas de projeto, como a CredRisk Marine, que já tem experiência nesta modalidade, assessorando projetos de grande porte, como no transporte de vagões metroviários na Argentina e de transformadores para hidrelétricas no Brasil. Projetos de tais portes requerem uma assessoria e uma apólice de proteção completas.

Devido à infraestrutura complexa, todo o processo logístico é acompanhado pela corretora especializada. Tanto o embarque do projeto no processo de importação/exportação no modal marítimo, quanto todo o processo de segurança que envolve à carga, desde sua colocação no veículo até a retirada e instalação.

Existem outras diretrizes que reforçam a complexidade de um projeto deste porte, confira:

Limites - normalmente se faz necessária a contratação de altos limites por operação e no Agregado Anual.  O conhecimento do corretor é fundamental, já que é ele quem fará um painel de seguradoras e também a obtenção de Resseguro para conseguir cobrir as necessidades do projeto/cliente.

Multi-modal - vários destes projetos podem envolver múltiplos modais de transporte (Marítimo, Aéreo, Cabotagem, Fluvial, Rodoviário).   É importante entender a legislação e evitar eventuais "gaps" de cobertura.

Sub-contratados - projetos de Carga-projeto exigem a intervenção e participação de vários sub contratados que interagem na cadeia de suprimentos.  Existem diferentes apólices e condições aplicáveis que precisam ser levadas em consideração.

Empresas que estão trabalhando com cargas de projeto podem contar com a experiência de mercado e as soluções especializadas de CredRisk Marine.