Análise da Cadeia de Abastecimento alinhada à Estratégia do Negócio

Escrito por CredRisk Marine | Mar 18, 2021 2:26:32 PM

Em 2020, com a pandemia, a Cadeia de Abastecimento ganhou as manchetes em função dos desequilíbrios de demanda e oferta e mais recentemente da Logística de produção e abastecimento de vacinas. O reconhecimento da importância estratégica da Gestão da Cadeia de Abastecimento gerou uma ênfase em pesquisas sobre o tema na academia, entidades de classe, fornecedores de software de gestão e consultorias.  

A análise da Cadeia de Abastecimento e seu alinhamento à estratégia do negócio é crítica para o sucesso dos elementos seguintes, e é um elo fraco em muitas organizações. Essa abordagem deve começar com o claro entendimento dos requerimentos do mercado alvo da empresa e passar por todos os elementos da Cadeia e seu inter relacionamento, avaliando as atividades agregadoras de valor e recursos necessários para sua execução eficaz, partindo do estado atual e propondo um estado futuro desejável.

As atividades de planejamento da Cadeia devem considerar formas alternativas de utilização de recursos buscando o aumento da eficácia da Cadeia de Valor. Esse processo frequentemente inclui o desenvolvimento de alternativas de terceirização e/ou primarização, compras estratégicas, planos de administração de materiais, gestão de fornecedores e parcerias, entre outros.

Nessa jornada algumas questões fundamentais devem ser respondidas:

  • A Cadeia de Abastecimento é parte integral da proposta de valor da Empresa?
  • Os atributos de performance geram diferenciação competitiva?
  • As escolhas no desenho da Cadeia de Abastecimento estão claras para todos?
  • Quais são as dimensões dessas escolhas?
  • As áreas estão horizontalmente alinhadas?
  • A estratégia de execução está alinhada verticalmente?
  • As práticas e comportamentos são coerentes com a estratégia?

A Cadeia de Abastecimento pode colocar sua empresa no time dos líderes ou dos retardatários. Os líderes se agrupam no “time da excelência”, cuja filosofia é uma gestão da performance alinhada à estratégia. A chave para alcançar uma ótima performance está na intersecção de Marketing e Operações.  Alinhando as estratégias de criação e atendimento da demanda criamos uma forte vantagem competitiva.

O desalinhamento estratégico desses processos aparentemente paralelos produz forte erosão no Retorno sobre Capital e na vantagem competitiva. Por exemplo, se a estratégia operacional tem foco primário na redução de custos acima de tudo e a de marketing está voltada ao aumento na participação de mercado através de um excelente atendimento ao Cliente, temos um problema. A percepção de valor criada por Marketing não será atendida por operações.

As empresas precisam adotar iniciativas transformacionais na medida que aumenta a distância entre líderes e retardatários, novos concorrentes entram no mercado e emergem novas tecnologias que mudam as regras do jogo. 

O alinhamento das estratégias e níveis de performance de Marketing e Operações é chave para alcançar vantagem competitiva e criar valor para o acionista. Inovar é, por definição, mudar o que está estabelecido, e inovar é desafiar o status quo, simplesmente quebrando as regras estabelecidas. 

Você está pronto para realinhar os seus recursos e se juntar ao time dos líderes? Nossos especialistas da CredRisk Marine estão preparados para lhe acompanhar neste caminho, pois, através do Diagnóstico Estratégico da Cadeia de Abastecimento, temos total know-how de melhorias e aprimoramentos para a sua operação. Não impeça o crescimento de sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores e tenha essa solução o quanto antes.