CredRisk Marine

A visibilidade do Supply Chain aumenta mesmo seu lucro?

A visibilidade do Supply Chain aumenta mesmo seu lucro?

Em uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) e divulgada pela Supply Chain Movement – Supply chain visibility really does improve profit –, foi possível apontar como diversas empresas estão se adaptando às novas maneiras de gerenciamento e como elas estão inserindo cada vez mais o uso da tecnologia para melhoria no desempenho de seus negócios. A CredRisk Marine entende e prega o mesmo conceito, e por isso partilhamos mais do que foi apontado na pesquisa neste artigo. 

Nos últimos anos, os pioneiros na digitalização da cadeia de suprimentos investiram em ecossistemas nos quais todos os parceiros da cadeia de suprimentos estão digitalmente conectados. Isso permite seus “campeões digitais'' trabalharem em conjunto com seus fornecedores de diferentes níveis, prestadores de serviços de logística e todos os seus outros parceiros. “Isso se baseia em uma rede de dados na qual cada parceiro tem acesso a todas as informações que precisa”, explicou Judith Schneider, Diretora da PwC Alemanha, durante um webinar organizado pela Supply Chain Media no dia 17 de fevereiro de 2021. Ela tirou essa conclusão da pesquisa global da PwC, com 1.601 gerentes seniores e membros do conselho. 

Outra forma de melhorar a vantagem competitiva é investir na visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. Isso significa a configuração de um gêmeo digital, que analisa e avalia a cadeia de suprimentos em tempo real. Schneider também falou no webinar sobre uma rede de dados 360° que registra todos os dados da cadeia de suprimentos e como eles estão interligados. “Primeiramente, isso fornece informações em tempo real sobre todos os fluxos de mercadorias, o que permite às empresas prever com precisão quando suas remessas chegarão nos destinos. Além disso, eles podem rastrear a origem dos produtos e quais matérias-primas e/ ou componentes foram usados para fazê-los”, disse Schneider. 

A pesquisa da PwC mostrou que os investimentos desses campeões digitais geram 8% de receita adicional e reduzem seus custos em 7%. E é uma história semelhante para investimentos em visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, de acordo com um fabricante de equipamentos de mineração. Após a introdução de uma torre de controle, a empresa obteve aumentos anuais em seu lucro operacional entre cinco e dez milhões de euros. 

Com base na rede de dados, os campeões digitais estão desenvolvendo quatro competências: planejamento e execução integrados na cadeia de suprimentos, visibilidade de ponta a ponta, fluxos de logística inteligentes e segmentação dinâmica. “Eles usam

análises avançadas e inteligência artificial para tomar decisões melhores, mais rápidas e precisas e otimizar suas cadeias de suprimentos com base nas informações da rede de dados”, acrescentou Schneider. 

A pesquisa também trouxe um fabricante de máquinas de mineração como um exemplo de empresa que fez avanços consideráveis na visibilidade da cadeia de suprimentos. Ele tinha uma cadeia de suprimentos fragmentada, muitos armazéns e fábricas locais e pouco controle central. “A empresa tinha vários sistemas ERP e nenhum sistema central de planejamento avançado. Muito do planejamento foi baseado em planilhas do Excel”, explicou Louis Verheyen, gerente sênior da PwC Bélgica. “O resultado foi um nível de serviço decepcionante combinado com níveis crescentes de estoque. Eles estavam produzindo muitos produtos de que não precisavam e poucos produtos que os clientes realmente queriam”, acrescentou. 

Tudo isso significava que havia uma grande necessidade de mais informações sobre a cadeia de suprimentos, então a PwC instalou uma torre de controle para visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos no espaço de algumas semanas. Essa torre de controle consistia em um painel online que oferecia acesso a todos os dados operacionais, comerciais e financeiros. “O maior benefício é obtido quando todos os dados são combinados. Se você pode melhorar o desempenho operacional e visualizar o impacto financeiro dessas melhorias, é aí que você realmente pode criar valor”, finalizou. 

Os especialistas da CredRisk Marine estão preparados para lhe acompanhar neste caminho, pois temos total know-how de melhorias e aprimoramentos para a sua operação. Não impeça o crescimento de sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores e tenha essa solução agora mesmo!