CredRisk Marine

A pandemia e as apólices de Seguro de Responsabilidade Civil

Em tempos de pandemia, a responsabilidade civil objetiva pelo transporte de cargas é algo que não se deve perder de vista, até por ser regramento legal.  Com relação aos seguros, permanece a questão da cobertura de Responsabilidade Civil decorrente de um acidente e não simplesmente a não entrega da mercadoria por uma causa relacionada a pandemia, da qual não decorra um acidente coberto pela apólice.

É o que veremos ao longo de nosso post. Por isso, continue a leitura até o final e confira o que separamos a seguir. Vamos lá!

 

O que é Seguro de Responsabilidade Civil no transporte de carga?

Esse tipo de seguro é obrigatório dentro da logística de cargas, independentemente do modal utilizado no transporte. Ele tem como objetivo assegurar a empresa transportadora nas operações de bens e mercadorias de terceiros, visando principalmente indenizar seus clientes em caso de possíveis prejuízos com o conteúdo carregado em acidentes.

Diferente do seguro de transporte, o Seguro de Responsabilidade Civil no transporte de cargas tem coberturas mais específicas e restritas, não abrangendo, por exemplo, casos de roubos ou furtos de mercadorias. Para isto há um seguro de contratação facultativa.

No entanto, em tempos de pandemia, os riscos intrínsecos às operações logísticas cresceram significativamente, tendo em vista os impactos do isolamento social, da redução operacional de empresas e das próprias adaptações necessárias no transporte nesses últimos meses.

Por isso, há que se redobrar a atenção no cuidado com as cargas, gerenciamento de risco e especial atenção na proteção adequada por apólices de seguro.

Quais os efeitos da pandemia no Seguro de Responsabilidade Civil?

Com a retomada da economia e consequentemente do volume de transportes, o risco de Responsabilidade Civil é automaticamente aumentado.

Afinal, com a limitação operacional dos portos, aeroportos, ferrovias e demais players logísticos no Brasil e no mundo, o risco de atrasos, perdas e acidentes com cargas transportadas se tornaram maiores nesse momento.

Os efeitos pós pandemia ainda são desconhecidos no que se refere ao risco de responsabilidade civil, mas é certo que o mercado demandará mais de seus fornecedores nos quesitos de segurança na viagem, qualidade no transporte, eficácia operacional e garantia de ressarcimento em caso de sinistros.

Gostou? Então, aproveite para conferir também nosso próximo artigo e saiba como o seguro de Responsabilidade Civil para Operações Portuárias protege sua empresa de riscos trazidos pela atual crise.