Eliandro Oliveira

Descubra a importância do seguro de responsabilidade civil do transportador aquaviário-carga para empresas de transporte de cargas fluviais

Operações de transportes por modais aquaviários são sempre a primeira opção de empresas que desejam transportar produtos pela capacidade de abrigar grandes quantidades de carga para percorrer longas distâncias com custos de carregamentos reduzidos em comparação a outros modais, como o aéreo e o rodoviário. Contudo, a vantagem que torna o transporte aquaviário mais atrativo permanece sendo a segurança que ele proporciona às mercadorias.


O risco de empresas que optam pelo transporte de cargas por meio de operações fluviais sofrerem prejuízos por motivos de avaria na carga, naufrágio, roubo ou extravio é baixo e atrasos por motivos de acidentes quase nunca acontecem. Entretanto, sempre estamos sujeitos ao imponderável, principalmente em uma atividade que está ligada quase que diretamente com as forças naturais, como condições climáticas, por exemplo.


Como solução para reduzir estes riscos, foi criado o seguro de responsabilidade civil do transportador aquaviário-carga que promove segurança para a empresa e operadoras de transporte que trabalham com o modal aquaviário. Neste artigo, abordaremos mais sobre esse seguro de responsabilidade civil para que você entenda o porquê dele ser tão importante para empresas de transporte de cargas fluviais.

O que é o seguro de responsabilidade civil do transportador aquaviário-carga
Para que você entenda a importância deste seguro, antes de tudo, é importante que você saiba como ele funciona. O seguro de responsabilidade civil do transportador aquaviário-carga, também conhecido como seguro RCAC ou RCA-C, é um seguro obrigatório por lei para empresas que operam com o transporte de cargas fluviais, sejam elas marítimas, fluviais, lacustres ou cabotagem.
A principal função desse seguro é garantir a tranquilidade orçamentária das empresas de transporte ao cobrir despesas com indenizações pagas a terceiros por danos na carga transportada. O seguro RCA-C oferece cobertura para danos e perdas causados por naufrágio, encalhe, afundamento, abalroamento, colisão e até mesmo incêndio ou explosão da embarcação durante o percurso e no depósito e baldeação, mesmo que a carga se encontre fora da embarcação.

Por que o seguro responsabilidade civil do transportador aquaviário-carga é importante para a sua empresa?
Além promover segurança a todos os cenários que citamos acima em suas coberturas, o seguro RCA-C garante tranquilidade para que a sua operação de transporte possa exercer suas atividades sem a preocupação de sofrer consequências por riscos que estejam fora do alcance de suas obrigações e blinda o orçamento da sua empresa ante os gastos com indenizações por danos a carga. Vale lembrar também que a contratação do seguro de responsabilidade RCA-C é obrigatória por lei.

Modalidades que podem trazer ainda mais segurança à sua operação
Se sua empresa opera com o transporte de cargas fluviais, recomendamos que você conheça outras opções de seguros que complementam à cobertura do seguro RCA-C: O Seguro de P&I, que promove proteção e indenização para danos acidentais causados a terceiros. Adicionalmente, também pode-se fazer o Seguro de Casco para cobrir danos a própria embarcação. 

A CredRisk Marine é especializada em oferecer seguros de responsabilidade civil e outras modalidades com soluções para seguros de cargas, modal marítimos e outros. Se você deseja conhecer mais sobre os seguros de responsabilidade civil oferecidos pela nossa empresa, baixe nosso Guia Seguros de Responsabilidade Civil no Transporte de Cargas.