Eliandro Oliveira

5 dicas para minimizar os riscos com o transporte internacional de mercadorias

 

  1. Planeje o transporte

Um bom planejamento reduz riscos pois ele verifica todas as possíveis brechas de falhas que pode haver durante o processo logístico.

Nele é feita a programação de embarque, a escolha das rotas e dos modais e equipamentos marítimos, até a colocação das mercadorias, como a ordem correta de mercadorias pesadas primeiro para não danificar cargas mais leves.


  1. Organize a mercadoria

A mercadoria além de ordenada deve ser embalada adequadamente conforme o tipo de produto, afinal algumas mercadorias requerem proteção redobrada devido à sua fragilidade.

Ao mesmo tempo, elas precisam ter um procedimento de abertura simples, para que o próprio cliente não estrague o produto ao abrir a embalagem.

É preciso verificar também quais cargas contêm partes pequenas e pontiagudas, pois precisam ser acondicionadas corretamente para não provocarem arranhões nem outras mercadorias.

  1. Treine a equipe

Uma equipe de transporte e logística altamente capacitada no transporte internacional de mercadorias é imprescindível. Isso irá garantir que os carregamentos e entregas sejam bem-sucedidos.

Eles precisam ser instruídos quanto aos equipamentos a serem utilizados, as melhores práticas de manuseio e os procedimentos de recebimento e entrega de mercadorias, além das boas práticas do circuito marítimo.

  1. Escolha uma boa transportadora

A empresa transportadora precisa de uma frota de veículos marítima em bom estado e com a manutenção em dia. Isso evita problemas como panes, que podem atrasar a entrega e comprometer as cargas perecíveis.

Na hora de contratar uma transportadora, privilegie também equipe bem treinada e responsável. Dessa maneira, a transportadora atuará como uma parceira para evitar danos durante o transporte dos seus produtos.

     5. Averigue todo o processo

No processo de importação e exportação, todas as etapas são importantes. Se você é responsável por gerenciar o transporte internacional de mercadorias, todos os estágios devem ser analisados e apurados para saber se tudo está em ordem.

Verifique, por exemplo, a umidade e as mudanças de temperatura, pois elas podem provocar estragos nas mercadorias.

Analise também o percurso; distâncias mais longas também passam por variações de temperatura e é comum ocorrer um fenômeno conhecido como suor de carga — o vapor d’água acaba se acumulando sobre as mercadorias.

De qualquer forma, por mais que seu gerenciamento de riscos no transporte internacional de cargas seja eficaz, acidentes de toda natureza muitas vezes são implacáveis. A melhor solução contra qualquer tipo de risco sem dúvida está na contratação de um seguro adequado para o seu negócio. Conte com a CredRisk Marine para encontrar a melhor apólice e também nos serviços de consultoria especializada que temos a oferecer.