CredRisk Marine

3 tendências em investimento sustentável para 2022

A cada ano que passa, as tendências em investimento sustentável ganham força no mundo e os temas ESG passam a ser prioridade em muitos setores da economia, agregando não apenas mais responsabilidade e compromisso em relação à preservação ambiental, como também geram novas oportunidades e mais segurança e reconhecimento à imagem das empresas.

E como 2022 está só no começo, mas já é apontado como um ano de muitas promessas para o tema da sustentabilidade, hoje nós preparamos um post para destacar as 3 principais tendências de investimentos sustentáveis destacadas pelos especialistas da área.

Confira até o final e tome nota das dicas para a sua empresa. Vamos lá?

 1. Green Bonds

Já está mais do que claro que o desempenho ESG das empresas é fator crucial para a atração de novos investidores e parcerias para as empresas.

Em outras palavras, organizações que dispensam ações e estratégias de cunho socioambiental são cada vez mais raras, ou quando existem, praticamente se isolam e encontram dificuldades na captação de recursos.

Para se ter uma ideia melhor, desde 2020 houve um movimento crescente de empresas brasileiras na emissão dos chamados Green Bonds, uma espécie de “moeda de troca” com foco em ações sustentáveis.

Na prática, esse instrumento é uma opção de captação de recursos de investidores (nacionais e internacionais) com rótulos de sustentabilidade, onde a empresa se compromete com metas e objetivos sociais e ambientais em determinado prazo.

 2. Financiamentos e empréstimos ESG

Uma outra tendência de investimento sustentável para 2022 se refere à contratação de financiamentos e de empréstimos por empresas que focam em temas ESG.

Isso porque, cada vez mais, bancos e instituições financeiras têm facilitado esse tipo de serviço para organizações comprometidas com assuntos de sustentabilidade.

Além disso, estas mesmas instituições têm investido também na emissão dos Green Bonds, conforme destacamos no tópico anterior, o que deve permitir que recursos sustentáveis se tornem mais comuns no mercado e, inclusive, fiquem mais acessíveis às pequenas e médias empresas por meio do crédito bancário.

Em 2022, com a nova Taxonomia de Finanças Verdes da Febraban, se espera que os bancos brasileiros se estabeleçam como emissores relevantes de recursos financeiros para empresas com desempenho ESG.

3. Seguros de responsabilidade ambiental

Um outro destaque entre as principais tendências de investimentos sustentáveis em 2022 se refere aos chamados seguros de responsabilidade ambiental.

Esse tipo de apólice tem ganhado cada vez mais notoriedade entre indústrias e empresas que apresentam algum tipo de risco ambiental durante seus processos de transporte, tais como o setor alimentício, têxtil, químico, agro etc.

Na prática, o Seguro de Responsabilidade Ambiental é visto como investimento estratégico, que visa assegurar possíveis prejuízos oriundos de acidentes, denúncias ou qualquer outro tipo de chamado contra a empresa responsável.

Em resumo, essas são as principais tendências em investimentos sustentáveis em 2022 e que reforçam a importância de implementação de uma cultura ESG nas empresas nas mais variadas escalas e setores, possibilitando assim agregar valores e benefícios, tanto às operações e finanças, como à imagem da organização.

Curtiu? Então, aproveite para conferir nosso próximo post e saiba mais sobre o papel das políticas ambientais no valuation da sua empresa. Boa leitura!